A 21 e 22 de Junho de 1958 houve a visita do Arcebispo de Évora a Redondo, em que foi feita uma homenagem no cinema e discursou o Prof. Dr. Hernâni Cidade.
Em 12 de Junho de 1959, homenagem prestada ao ilustre redondense Hernâni Cidade, para as insígnias do grau de Comendador da Ordem militar de Santiago da Espada com que foi agraciado pelo Governo. As referidas insígnias foram adquiridas por subscrição pública, foram-lhe entregues numa sessão solene realizada no Cinema Capitólio, previamente decorado, na presença das forças vivas desta terra e população que se associou em grande número, ao ponto de haver necessidade de colocar alto-falantes para o exterior. A sua Excelência e esposa, Aida Tâmega, foi em seguida oferecido um banquete, que teve lugar no salão de festas da Sociedade Harmonia e Progresso Redondense, ao qual se associaram muitas pessoas, em número superior a cem.
Em 1959, publica-se uma separata do Boletim Da Junta de Província Do Alto Alentejo "Hernâni Cidade - A Serra D´Ossa e o seu Convento".
Coleção particular de Luís Mocho
A 4 de Janeiro de 1975, o jornal Notícias de Évora, 1ª página:
No Hospital da Misericórdia de Évora, onde fora internado por uma grave crise de diabetes, faleceu ontem cerca das 21horas o Prof. Hernâni Cidade, alentejano de nascimento e umas das importantes figuras da Universidade Portuguesa, da investigação, da comunicação, do saber e do ensino humano e cordial.
O Prof. Hernâni Cidade contava 87 anos, era natural da vizinha vila de Redondo e fez os seus estudos preparatórios e teológicos no Seminário de Évora, após o que transitou para a habilitação no Magistério Secundário no então chamado Ensino Superior de Letras, doutorando-se com alta distinção em Filosofia Românica.
Na primeira Grande Guerra Mundial teve comportamento corajoso que lhe valeu a Cruz de Guerra.
Carta enviada de França pelo Prof.. Hernâni Cidade a 20-V-1917
Com carimbos da censura e do C.E.P. (Coleção particular de Luís Mocho)
A 5 de Janeiro de 1975, o jornal Notícias de Évora,
Causou profunda consternação por todo o País o falecimento do Prof. Hernâni Cidade, fato ocorrido dia 3 do corrente mês em Évora, onde se encontrava acidentalmente, procedendo a estudos na Biblioteca Pública. O funeral realizou-se ontem pelas 11 horas, tendo saído da Igreja de S. Mamede com destino a Lisboa, sendo os seus restos mortais sepultados no cemitério do Alto de S. João Talhão dos antigos Combatentes da Grande Guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário