sábado, 20 de dezembro de 2014

A 15 de Maio de 1895 a revista Occidente publica


A Villa de Redondo está situada em uma fértil planície junto à serra D’Ossa, na província do Alentejo, 33 kilometros  ao N.E. de Évora e 150 ao S.E. de Lisboa.
É cabeça de concelho e de comarca, com 850 fogos, constando o concelho de sete freguesias, Adaval, Freixo, Monte Virgem, Montouto, Redondo, Santa Suzana e Zambujal, tendo estas freguesias 1:650 fogos e 5:000 habitantes.
 
O orago da freguesia da villa é Nossa Senhora da Anunciação.

A villa de Redondo é povoação antiquíssima e o primeiro foral de que há noticia é o de D. Afonso III, que lho deu no anno de 1250.
Teve depois um foral de El-Rei D. Diniz, em 1318, e em 1516 um novo foral de El-Rei D. Manuel.
 
O seu velho castello cuja construção primitiva se atribue aos romanos , foi mandado reedificar por El-Rei D. Diniz, mas de há muito que cahiu em completa ruina.
 
 
 
Os habitantes desta villa são muito laboriosos e tanto a industria agrícola como outras suas derivadas tem tido notável desenvolvimento nesta fértil e formosa terra do Alentejo, que entre os brazões que a recommendam , se orgulha justamente de ter sido o berço do actor João Anastacio da Rosa, falecido em 1885, e que ali nasceu.

Foi primeiro conde de Redondo D. Vasco Coutinho, que já era conde de Borba, feito por D. João II em 16 de março de 1486.

A esta família pertencem também os marquezes da Minas de que foi o primeiro titular D. Francisco de Sousa, por mercê de D. Filippe III, em 2 de Janeiro de 1608.

Texto transcrito tal como o original by Luís Mocho

Sem comentários:

Enviar um comentário