O primeiro semanário noticioso, literário e político foi "A IMPRENSA LIVRE". Que se vendia na loja de J.M. de Almeida Rico.
Teve por seu responsável, D.A. Gomes Percheiro, fundador e redator principal. Iniciou em 7 de Novembro de 1886 e suspendeu em 15 de Abril de 188, com o nº 101. Tendo sido impresso em Redondo até ao nº 40, e a partir do número seguinte em Évora. Era Impresso a cinco colunas e publicava de uma maneira geral folhetim.
Colaboradores: G.P., D.A. Pitta Simões, Domingos Gomes Percheiro, Francisco Ramos, P.C., Numa Pompílio, Antero de Quental, João de Deus, W., Plínio, Lourenço Ganganell, Luís, José António, Rosa Munhoz, José Augusto, Jayme de Séguier, Teófilo Braga, Gonçalves Crespo, DR. J.P. Nolasco e Primo José da Silva.
A 19 de Dezembro de 1886 inicia-se "O REDONDENSE" , folha semanal, política, literária agrícola e noticiosa, órgão do Partido Progressista no Redondo. Em 1889 ainda se publicava. Redação e administração Terreiro do Paço nº4 em Redondo.
"CORREIO DO ALENTEJO" folha semanal, política, literária e noticiosa, que militava no partido Progressista. Publicava-se aos Domingos.
A 8 de Dezembro de 1898 iniciou "O SUESTE" jornal político, agrícola, literário e noticioso.
Suspendeu com o nº28 em 1899, em virtude da retirada do seu dirigente, João Perdigão.
No nº 4, de 1 de Janeiro de 1899, foi inteiramente dedicado à vila do Redondo.
"O LIDADOR"
Semanário Independente, Literário e Noticioso. Tinha por seu responsável, proprietário e editor Ruy Caramelo Rosa. Saiu em 3 de Agosto de 1902 (na imagem o nº 1 propriedade de Luís Mocho), e suspendeu em 1904 por falta de saúde do seu proprietário.
Em Agosto de 1905 sai o primeiro número do "AVANTE" semanário Literário e Noticioso. O seu cabeçalho é ilustrado, tendo por fundo o Sol raiando e iluminando o título do jornal «AVANTE». Tinha por seu responsável, editor Luís Lopes Bruno. Terá suspendido no nº3 de Novembro de 1905.
"SERRA D´OSSA"
Quinzenário defensor dos interesses regionais, e mais tarde passou a órgão Regionalista. Propriedade da empresa Serra D´Ossa.
Teve por elenco responsável, Diretor, Leandro E. Alves; Redator, A. Queiroga Santos; Administrador, Francisco Vieira Lapa; e por Editor, João Ramos Faustino.
Nº 1 de 1 de Janeiro de 1920 (propriedade de Luís Mocho)
Durante toda a sua publicação, teve várias remodelações redatorial bem como de formatos. Suspendeu em 31 de Março de 1929 (VII Ano).
Seguiu-se depois o Quinzenário "ALMA NOVA" independente, jornal de gente moça, rapazes que começam agora a lançar-se na vida, tendo por lema « Um só rosti e um só parecer». Tem o cabeçalho desenhado por F. Batalha. Ao lado direito as armas da Vila do Redondo, e o título enquadrado num retângulo. Iniciou em 1 de Agosto de 1929 e suspendeu ao nº 12, de 19 de Janeiro de 1930.
"NOTICIAS DO REDONDO"
Semanário regionalista independente, noticioso e literário. Tinha por responsável Luís Morais Caeiro. Ao nº 13, de 28 de Outubro de 1934, passou a propriedade da Comissão da União Nacional de Redondo. Também este mudou de aspeto gráfico no cabeçalho, durante a sua publicação. Iniciou-se em 14 de Janeiro de 1934 e suspendeu em 4 de Outubro de 1935.
"VOZ DO REDONDO" jornal quinzenário religioso, órgão da Fábrica da Igreja Paroquial. Iniciou em 1 de Outubro de 1962 e suspendeu ao nº21, de 15 de Agosto 1963.
"PI" Jornal editado pela Escola Secundária de Redondo. Nele colaboram jovens alunos.
Fica o convite, a quem interessar, a publicação de um Jornal em Redondo, tal como o fizeram, e bem, no passado. Estou disponível para iniciarmos este interessante como proveitoso projeto.